CDB

Como ajudar o projeto

Esse texto foi criado para quem quiser e puder ajudar o projeto do Catálogo da Dramaturgia Brasileira (CDB). Estão relacionados aqui os critérios e prioridades na seleção e aquisição do material que compõe o acervo do projeto. Sim! O projeto possui um acervo desenvolvido ao longo da pesquisa e é constituído em partes física e digital e, tem como objetivo alimentar o CDB com informações. Você já pode contribuir para o projeto de diversas maneiras.

Para o desenvolvimento de uma coleção é necessário criar critérios de escolha de seleção e aquisição das obras. A coleção pretende atender as necessidades e interesses de seus usuários, pois isso facilita o acesso, a recuperação e a disseminação da informação sobre a Dramaturgia Brasileira. Veja a seguir os meios de contribuição e colaboração com o projeto para que ele cresça de forma consistente, qualitativa e quantitativamente.

 

Livros
O projeto aceita livros das seguintes áreas do conhecimento: História do Brasil; Literatura brasileira (somente títulos que foram adaptados na dramaturgia brasileira); Teatro (história do teatro mundial e brasileiro; textos encenados); Cinema (história do cinema mundial, história do cinema brasileiro, catálogos); Televisão (história da televisão, biografias de emissoras, livros técnicos); Rádio (história do rádio, biografias de emissoras); Biografias (de personalidades ligadas à dramaturgia brasileira – atores, atrizes, diretores e técnicos).

Alguns títulos de interesse

 

Periódicos
Alguns eixos da dramaturgia possuem pouco registro e estudo, então os periódicos são muito importantes para que essa recuperação histórica seja possível. Então o projeto aceita exemplares dos seguintes periódicos: Revistas sobre cinema, televisão, rádio, teatro (SET; Vídeo News; Cinemin, Amiga, Contigo, Manchete, O Cruzeiro, Revista da Rádio, Veja, Isto é, Isto é Gente, Fatos e Fotos) e qualquer periódico que possua entrevista de personalidades ligadas à Dramaturgia Brasileira.

 

Clipping
Profissionais da grande mídia e artistas em geral costumam manter em seus acervos os clippings, que são recortes de jornais e revistas que registram seus trabalhos. Todo esse material é de grande valia para o acervo. Esse tipo de documento pode ser doado de forma física ou digital.

 

Programas de peças e material de divulgação
Programas de peças teatrais são grandes fontes de informações, assim como materiais de divulgação como releases e Press Kits. Esse tipo de material também pode ser doado de forma física ou digital.

 

Filmes e vídeos
Muitas informações estão mantidas nas próprias obras, então filmes, novelas, seriados e programas nacionais em qualquer uma dessas mídias, VHS, DVD, Blu-ray, digital, serão aceitas. A publicidade e a dublagem também podem ser registradas por vídeos gravados em VHS de coleções particulares, sendo assim também são aceitos esses tipos de gravações.

 

Áudios
Este formato pode conter informações, entrevistas, dublagens e registros da rádio podem ser instrumentos de informação para a pesquisa.

 

Fotografias
A dramaturgia brasileira foi registrada por diversos profissionais e artistas e a imagem também pode conter muita informação. Serão aceitas fotografias nos seguintes casos: fotografias de cena; fotografias de divulgação; fotografias de bastidores;

 

OBSERVAÇÃO:
O projeto respeita os direitos autorais, logo, é de nosso comprometimento não divulgar os itens doados na internet, assim sendo, esse material será mantido em seu acervo apenas para consulta e preservação da memória da Dramaturgia Brasileira.

Os interessados em contribuir para o projeto podem entrar em contato através do e-mail para combinarmos o envio do material: contato@dramaturgiabrasileira.com.br

Como ajudar o projeto in: CDB - Catálogo da Dramaturgia Brasileira. Niterói, RJ: 2024. Disponível em: https://dramaturgiabrasileira.com.br/como-ajudar-o-projeto/. Acesso em: 5 de outubro de 2024.

Como citar:

Como ajudar o projeto in: CDB - Catálogo da Dramaturgia Brasileira. Niterói, RJ: 2024. Disponível em: https://dramaturgiabrasileira.com.br/como-ajudar-o-projeto/. Acesso em: 5 de outubro de 2024.

Pular para o conteúdo