Lux Luxo (1988)
(Publicidade)
A campanha publicitária mostrava o dia-a-dia de grandes estrelas brasileiras. Débora Bloch, Maitê Proença, Malu Mader e Sonia Braga são mostradas em momentos rotineiros, tomando banho, dançando e na praia.
PERSONALIDADE | PERSONAGEM |
Débora Bloch | – |
Maitê Proença | – |
Malu Mader | – |
Sonia Braga | – |
FORMATO: |
Publicidade |
TÍTULO DA OBRA:
|
Lux Luxo |
ANO DE PRODUÇÃO:
|
1988 |
DURAÇÃO:
|
60 seg / 45 seg / 5 seg |
VEICULAÇÃO: |
Anúncio impresso e Anúncio televisivo |
AGÊNCIA: |
J.W. Thompson |
ANUNCIANTE: |
Gessy Lever |
ROTEIRO: |
Liliana Barabino (redatora) |
DIREÇÃO: |
Luiz Duboe (diretor de criação da campanha) |
DIREÇÃO DE ARTE: |
Maurici Laruccia |
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: |
Luiz Duboc |
ESTÚDIO: |
Vera Cruz |
O sabonete Lux Luxo estava lançando quatro novas variantes, cada uma caracterizado por uma das atrizes: Sonia Braga (hidratante); Débora Bloch (Óleo de Ervas); Maitê (Mel e oleio de amêndoas) e Malu Mader (Glicerina).
Segundo Luiz Duboc, diretor de criação da campanha, a meta proposta no inicio desse trabalho foi a fugir de todo o que se havia feito antes: “não porque fosse ruim, mas por que necessitávamos dar uma reviravolta em tudo e rejuvenescer a linha de comerciais e do próprio produto, numa campanha que tivesse fôlego”.
O objetivo da campanha era que cada atriz representasse a si própria, em seu dia-a-dia, e não um personagem fictício. Para isso era preciso indicar pessoas com traços fortes de personalidade e vistas assim pelo grande público. Sonia estava com no auge de sua carreira internacional, as demais atrizes foram selecionadas por suas personalidades fortes e marcantes e pela beleza física.
Todas as cenas foram produzidas em estúdio construído em São Bernardo. No caso do vídeo de Sonia Braga, o cenário reproduz com toda a fidelidade uma garagem em Nova York, uma praia para Maitê Proença, um quarto para Malu Mader e uma sala de ginástica para Débora Bloch.
Foram produzidos anúncios de página dupla para as revistas, usando efeitos de luz sobre a pele das atrizes, que aparecem sempre em fundo escuro, buscando outra novidade em termos de anúncio para sabonetes, geralmente em tons claros.
A Gessy Lever ganhou a 19ª edição do TOP de Marketing de 1989, pela campanha que modernizou e glamorizou o sabonete Lux Luxo. O prêmio é dado pela Associação dos dirigentes de vendas e marketing do Brasil (ADVB).
BARROS, Joezil. Um “banho” de criatividade e sofisticação. Diário de Pernambuco, Recife, ano 163, n. 142, 25 mai. 1988. Negócios & Publicidade, p. A-22.
EHRLICH, Marcio. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 161, n189, 22 e 23 mai. 1988. Marketing & Publicidade, P. 7.
JÁCOME, Arlérico. Gessy terá quatro estrelas na nova campanha do Lux Luxo. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, ano 38, n. 11790, 28 dez. 1987. Economia, P. 7.
TOP de Marketing-89: um prêmio à criatividade. Manchete, Rio de Janeiro, ano 38, n. 1949, 26 ago. 1989.
Lux Luxo (1988) in: CDB - Catálogo da Dramaturgia Brasileira. Niterói, RJ: 2024. Disponível em: https://dramaturgiabrasileira.com.br/publicidade/lux-luxo-1988/. Acesso em: 7 de janeiro de 2024.
Como citar:
Lux Luxo (1988) in: CDB - Catálogo da Dramaturgia Brasileira. Niterói, RJ: 2024. Disponível em: https://dramaturgiabrasileira.com.br/publicidade/lux-luxo-1988/. Acesso em: 7 de janeiro de 2024.