CDB

O projeto

O Catálogo da Dramaturgia Brasileira (CDB) tem como objetivo organizar um acervo sobre a Dramaturgia Brasileira para alimentar pesquisa e, poder assim, disponibilizar todo o conteúdo na internet através deste catálogo online. A intenção é que o catálogo abranja todos os segmentos da Dramaturgia (teatro, rádio, cinema, televisão, dublagem, propaganda e web) e que assim, seja possível unir, em um único local, as informações possíveis sobre a Dramaturgia Brasileira. Podendo assim, preservar parte da memória cultural do nosso país.

A memória é a capacidade humana de guardar informações sobre o passado e repassá-la para as próximas gerações, além de ser tecida por nossos afetos e por nossas expectativas. Nossa memória afetiva guarda em cada indivíduo uma cena ou algum momento marcante da dramaturgia. Mas não temos conhecimento de todos os trabalhos já realizados em nosso país por isso a memória é uma reconstrução racional do passado e a preservação documental dessa memória é um ato ético. Mesmo ciente de que é impossível a preservação de uma memória plena e integral do passado, tenho como objetivo recuperar parte dessa memória, aqui no CDB.

A nossa dramaturgia é rica em informações sobre o passado do nosso país, dos nossos artistas e dos momentos históricos que, por ventura, acabamos esquecendo. Preservar a Dramaturgia Brasileira é resgatar consequentemente parte de nossa cultura, costumes, vocábulos, vestimentas e do registro da evolução da moral da sociedade. A recuperação dessa memória é uma tarefa social que agarro como missão e legado. Esse projeto pretende coletar, tratar, recuperar, organizar e colocar à disposição da sociedade as informações de parte de nossa cultura e parte de nossa história, e também, auxiliar na pesquisa de colegas pesquisados.

Todo material coletado será organizado com o objetivo de refletir e disseminar informações sobre o tema. Tendo sempre o cuidado de disponibilizar as fontes de informações usadas para a pesquisa histórica. A dramaturgia perdeu boa parte de seus documentos em tragédias como incêndios em emissoras de televisão e da cinemateca brasileira, ademais, muitas empresas não preservaram seus documentos de forma adequada, sendo negligenciados com o tempo. Então já é notório que tivemos perdas inestimáveis. Levando isso em conta, há uma emergência na recuperação dessa memória. A preservação da cultura de um povo é uma das preocupações culturais e políticas centrais das sociedades ocidentais e é fato que todos nós representamos o nosso papel significativo nesse processo.

Sempre se observou um cenário marcado pelo descaso público quanto à situação estrutural e funcional de instrumentos de democratização da informação, tais como arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação. Neste contexto, verifica-se a necessidade de se pensar em formas mais democráticas capazes de garantir o acesso aos diversos saberes produzidos pela Dramaturgia Brasileira. O Estado democrático de direito, enquanto agente social, político, econômico e cultural, tem uma de suas principais missões: promover direito de acesso igualitário aos conteúdos informacionais aos seus cidadãos, projetando uma sociedade mais justa e menos desigual. Por essa razão, esse projeto tem também como objetivo democratizar e socializar as informações sobre a nossa dramaturgia.

O projeto in: CDB - Catálogo da Dramaturgia Brasileira. Niterói, RJ: 2024. Disponível em: https://dramaturgiabrasileira.com.br/o-projeto/. Acesso em: 13 de março de 2024.

Como citar:

O projeto in: CDB - Catálogo da Dramaturgia Brasileira. Niterói, RJ: 2024. Disponível em: https://dramaturgiabrasileira.com.br/o-projeto/. Acesso em: 13 de março de 2024.

Pular para o conteúdo